domingo, 26 de agosto de 2012

Setor de compras coletivas corresponde a 7% do mercado de E-commerce


Em um levantamento inédito, o InfoSaveMe, ferramenta de monitoramento do mercado de compras coletivas, desenvolvida pelo SaveMe em parceria com a e-bit, apresenta os resultados do setor no primeiro semestre de 2012.
Segundo a pesquisa, o segmento de compras coletivas acumulou R$ 731,7 milhões nos seis primeiros meses do ano, representando 7% do faturamento total do e-commerce brasileiro no período, que faturou R$ 10,2 bilhões.
O monitoramento é realizado com base no acompanhamento de mais de 400 sites de compras coletivas em atividade no Brasil, abrangendo 90% do total do mercado. São coletadas informações sobre ofertas, faturamento, quantidade de cupons vendidos, economia realizada com as vendas e valor de tíquete médio.
De janeiro a junho de 2012, o mercado totalizou mais de 12 milhões de cupons vendidos, a um ticket médio de R$ 60. Foram 83.233 ofertas anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de mais R$ 1,4 bilhão nos bolsos dos brasileiros.
A maior parte do faturamento acumulado se concentrou no período de abril a junho, representando R$ 428,7 milhões do total, enquanto o primeiro trimestre do ano faturou R$ 303 milhões.  O mês que apresentou o melhor faturamento do período foi maio, com a marca de R$ 148,6 milhões.
Categorias
As passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens com descontos representaram a principal fonte de ganhos do setor de compras coletivas no primeiro semestre de 2012. Foram R$ 194,6 milhões arrecadados pelo setor de Hotéis e Viagens de janeiro a junho, ou 26,6% do total do período, com ticket médio de R$ 349,25.
A segunda categoria mais representativa foi a de Produtos, com quase R$ 180 milhões faturados. Saúde, Beleza e Restaurantes completam os faturamentos acima de R$ 100 milhões no período. Juntos, esses quatro grupos somaram por volta de 85% do total dos ganhos do semestre.
Mercados Locais
Na divisão por mercados, o destaque fica com as Ofertas Nacionais, que são anunciadas e vendidas no Brasil inteiro. A categoria acumulou R$ 261,2 milhões no primeiro semestre, ou seja, 35,7% do total, vendendo 1,7 milhão de cupons a um ticket médio de R$ 145,21.
Já nos mercados locais, São Paulo detém os maiores índices de faturamento (R$ 120,5 milhões) e de vendas de cupons (2,3 milhões). Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.
Perfil dos Consumidores
De acordo com o relatório, 61% dos consumidores são do sexo feminino com idade entre 25 e 34 anos e ensino superior completo. Além disso, 44% dos entrevistados entram em sites de compras coletivas diariamente para conferir as ofertas; 55% têm o hábito de ler apenas as ofertas locais, enquanto 42% acompanham tanto as ofertas locais como as nacionais.
Projeções para o segundo semestre
A expectativa para o segundo semestre é que o mercado continue trazendo bons resultados e mantenha-se aquecido. O ano de 2011 teve faturamento total de R$ 1,6 bilhão e, para 2012, é projetado um crescimento de 5% a 10%.

MetaAnalise

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