sábado, 7 de julho de 2012

Agências devem repensar a lógica da internet


Mudar a forma de utilizar a internet com aproximação e o diálogo junto a internautas, além de saber gerenciar informações em meio a escândalos. Esse é o perfil a ser seguido do profissional no marketing digital.

As considerações partem do consultor, palestrante, empresário, professor e autor do livro “Google Marketing”, Conrado Adolpho Vaz.
Ele também considera a internet como a própria pesquisa de mercado e que deve ser utilizada antes das ações nas mídias convencionais. A partir do retorno via internet, o retorno imediato possibilita fazer melhores ações, explica Conrado.
“Ainda existe uma distância muito grande até saber como utilizar uma rede social para um político ou para um produto. Porque rede social ou internet, ela tira a hierarquia do mercado. Ela subverte”, provoca.
De acordo com Conrado, a lógica na internet é diferente. Pelo fato de não ser mais uma briga por espaço comprado e sim de conversas. Ele afirma que hoje as empresas e os políticos ainda estão muito ligados em fazer propaganda com anúncios.
E outra, depois que a agência consegue comprar a “conversa” com o internauta ela tem que saber responder e, no caso dos políticos, fica mais embaraçoso.
“São muitas pessoas conversando. Os políticos fogem um pouco da conversa porque vai ter muita pergunta que simplesmente eles não vão saber responder. A internet vai trazer para as empresas nos próximos anos uma readaptação em termos de colocar uma marca no mercado”, avalia.
No caso de crises de empresas na internet, o caminho é evitar que o problema chegar ao setor jurídico. “Quando o jurídico entra no meio, já vai querendo tirar (da internet), mas já está feito. São mais de 80 milhões de pessoas na internet”.
Segundo o consultor, o local virtual muda a economia. Ao passo que antes as empresas tinham um local físico que limitava a atuação, com a internet isso não acontece. Ele também diz que não existe marketing digital” É apenas o marketing numa ferramenta interativa”.
ENTENDA A NOTÍCIA
Com a vinda da internet as marcas podem começar a se fixar na mente do consumidor mais rapidamente e com menor custo. Resta as agências e os responsáveis pelos sites saberem utilizar a ferramenta adequadamente. 
Saiba  mais 

Conrado Adolpho Vaz é consultor, palestrante, empresário e autor do livro “Google Marketing”

O produto vai para a 4ª edição, com mais de mil páginas, mais de cem cases e indicações de ferramentas para o micro e pequeno empresário.

Conrado estudou engenharia aeronáutica, química e física. Tem formação em marketing, com especialização em economia, MBA em estratégia empresarial.

Professor de pós-graduação da ESPM-SP e consultor internacional nas área de marketing digital e estratégias de negócios em ambiente online.

Já ministrou palestras nos temas:

Formação de cultura digital nas empresas, criação e estratégias de negócios em ambiente online, utilização das redes sociais para aumentar vendas e melhorar relacionamento com o mercado.

Até domingo ele estará em em Fortaleza para ministrar o Curso 8ps do Marketing Digital que são: Pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário