sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Gigante das buscas" fecha acordo com editoras para digitalização de livros


O Google entrou em acordo com a Associação das Editoras Americanas para a digitalização de livros. De acordo com The Wall Street Journal, o gigante das buscas poderá a digitalizar livros de bibliotecas, como vem fazendo desde 2005, mas as editoras poderão remover os títulos do Google Books a qualquer momento, se quiserem. "O mercado digital mudou significantemente e nossas editoras mantém um relacionamento de varejo com o Google”, declarou o presidente-executivo da Associação. “Trabalhar com as diferenças faz sentido para nós, para o Google e para o público”, finalizou.

Mesmo com o acordo, a Authors Guild, associação que reúne os autores americanos, mantém o processo contra o gigante das buscas e seu projeto de digitalização, exigindo US$ 750 de direitos autorais para cada violação. A ação, movida em 2005, pouco depois de o Google começar o projeto da  sua biblioteca virtual, alega que o site de buscas copiou digitalmente livros sob proteção de direitos autorais, sem permissão. O Google argumenta que tinha o direito legal de criar um índice “easy-to-use” de livros e que editores, autores e consumidores seriam beneficiados.

"Os autores são os detentores dos direitos autorais desses livros e eles continuam com reivindicações contra o Google pela infração desses direitos e pela digitalização não autorizada de milhões de livros", disse o diretor-executivo da Authors Guild, Paul Aiken.

O juiz do caso, Denny Chin, autorizou que os autores prejudicados pelo Google processem o gigante das buscas como um grupo, em vez de individualmente, mas a decisão está sendo contestada pela empresa.

TI Inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário